A origem do Goa Trance ॐ


O post hoje vai ser sobre as origens do Goa Trance muito confundido com psy trance, progressive e etc...   O psytrance(mais acelarado) e uma  alteração mais recente. Que eu particularmente gosto também por causa  dos efeitos sonoros,mas o original é o Goa trance que tem melodias bonitas,mantras hindus,mensagens espirituais e tudo isso com a batida, algo puro que nos conduz a evolução espiritual.

Na década de 90 surgiu na Alemanha o trance, que foi inspirado pelo acid house e pelo techno de detroit. Sempre com influencia da musica étnica indiana, o rock psicodélico...
Já  o estilo Goa surgiu na Índia, na década de 80 quando hippies, viajantes e espiritualistas por causa de seu desejo de experimentar novas sensações, criaram um novo estilo sonoro.

Em 1987 o Dj. Laurent teve a ideia de tocar esse novo estilo em festas , a partir dai a musica eletrônica virou uma marca presente em goa.
Goa Gil é um dos fundadores desse movimento. Gilbert Levey (Goa Gil) nasceu em São Francisco, no estado da Califórnia no ano de 1951. Ele fez parte de um movimento hippie durante sua adolescência e aos 18 anos deixou os Estados Unidos.  Partindo para uma viagem espiritual, ele viajou para Índia.
Fez parte então de um movimento no qual milhares de pessoas participavam de eventos exóticos de goa.

Palavras de Goa Gil: ''Comecei a ouvir música eletrônica e encontrei ai a combinação perfeita entre ritmos tribais do passado e sons futuristas, sintetizados, quase alienígenas. A musica tornou-se um ciclo completo, do tribalismo ao cibertribalismo o que traduz de forma perfeita os tempos atuais. Quando toco, toda a música e a comunhão que dela deriva devem elevar-se ao espirito cósmico. Isso era o que os antigos Xamãs e grupos tribais de todo o mundo faziam em tempos remotos''. 

Ele que sempre foi músico passou a aprender Yoga com gurus no Himalaya. E durante estes tempos passou a unir a musica e Yoga em algo que soasse novo e marcante. Pretendia renovação de rituais tribais para os tempos atuais usando as festas como meio de elevar a consciência, onde todos que participavam sentiam a experiencia de dançar em transe e entrar em sintonia consigo mesmos por alguns instantes... Com o constante uso de melodias repetitivas com pequenas variações que se sobrepõe em diferentes elementos, multi-camada, formando um som hipnótico que cumpre a função de levar o transe através da repetição. Alem disso, muitos tem trechos com mantras indianos e efeitos psicodélicos.  Tem uma ótima harmonia também com ambientes naturais e ao ar livre. Levando aos participantes a experimentar uma atmosfera celebrativa muito especial, da dança sem regras, das viagens psicodélicas e espirituais.

Palavras de Goa Gil: ''Desde o principio dos tempos, os homens usam a dança e musica para se ligarem a natureza e ao universo. Nos estamos usando o trance para iniciar a reação da consciência...Durante a experiencia trance(dançando e ouvindo) esperamos que algumas pessoas comecem a ficar mais sensíveis conscientes de si próprios e das consequências do caminhar da humanidade, assim como das necessidades do planeta... E dai que vem o entendimento próprio e a compaixão. Essa é a necessidade agora, é o verdadeiro estado GOA da mente.''
Goa Gil transforma as festas onde toca em verdadeiros rituais cerimoniais, une as batidas da musica eletrônica com a espiritualidade sem deixar ninguém ficar parado. Apesar da idade Goa tem uma enorme resistência física no palco, podendo tocar por horas(seus sets podem chegar a 24 horas continuas de duração.)

               A seguir  um vídeo com o verdadeiro Goa Trance, do próprio Goa Gil:



E pra quem quiser ouvir mais músicas Goa trance, eu fiz uma seleção com algumas e vou deixar os links logo abaixo(redireciona para o YouTube).

Goa trance-Om Namah Shivaya

Goa trance-Talamasca-karma

Goa trance-Goa Om Shanti Om

Goa trance-Kala-Sri Krishna

Goa Trance-Astral Projection-The Prophecy