Sondas ufológicas

 As sondas são uma especie de ''câmeras'' que servem pra estar fazendo um monitoramento no ambiente e ate mesmo em alguns casos uma sondagem pre-contato...
A presença das sondas pode indicar que uma nave esteja próxima.
Mas não existe somente um tipo de sonda, são vários tipos e provavelmente com várias funções...
Sondas podem aparecer somente uma ou em um grupo, são na maioria dos casos muito rápidas,fazem movimentos em zig-zag e muitos outros que se assemelham aos movimentos feitos pela nave.
São milhares de avistamentos todos os dias, desde humildes pessoas ate pessoas como pilotos,astronautas...
Assim como naves, as sondas também são um fato histórico, com registros de sondas que datam de centenas e ate milhares de anos.  Muitos casos desses objetos acabam também incorporados no folclore ou lendas de diversos povos...
Foto
Ruralistas mineiros denominam de ''mãe de ouro''. Trata-se de uma esfera luminosa normalmente vista em regiões ermas e rurais (tanto as naves quanto as sondas,são vistas principalmente nessas áreas mais afastadas,mas também já foram registrados muitos casos em regiões urbanas.) O objeto pode ter o comportamento de flutuar a poucos metros do solo, mas também pode tomar alturas incríveis. Geralmente são da cor amarelo-dourado, dai a associação com o ouro.

E normal naves serem confundidas com sondas principalmente de noite, porque na nave existe geralmente uma luz central muito forte,e quando a nave esta em grande altitude de noite,a estrutura metálica da nave toda some e fica somente visível aos olhos a luz central, o que pode ser confundindo com uma sonda também.( No caso do formato clássico ''discoide'' que é um dos formatos mais vistos.)